sábado, 25 de outubro de 2008

Essência...

Não se pode fazer um texto sobre amizade, sem usar palavras de outras pessoas que tiveram outros amigos, assim eu começo:

Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos... Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido... Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre... Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe... nos e-mails trocados... Podemos nos telefonar... conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo... Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E... isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... Quando o nosso grupo estiver incompleto... nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos... Faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado... E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores... mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!
Vinícius de Moraes


Ah!! Amizade, não se pode descrever as milhares de fases de uma amizade, muitas começam com apenas um olhar, outras depois de muita rivalidade e disputa. Podemos afirmar que temos vários afetos, pessoas que são especiais para nós! Mas sempre haverá um que nos enche o saco, discute, briga, te dá apelidos horríveis, que quando você se da mau ele é o primeiro a chegar em você e falar: Dançou Mané! Não de uma forma para atingir de alguma maneira, mas na pior das hipóteses mostrar “to aqui” “conte comigo” “eu te disse né”.
Quantas vezes não ficamos com raiva, e a primeira pessoa que vem nos ajudar sempre acaba levando a pior! Mas é o preço da amizade, saber agüentar o Mala do amigo!
Em nossa sociedade, vemos o grau de amizade das pessoas da forma como se chamam, por exemplo o cara chega no Bar e da um berro para um outro “Falaaa seu viadoo” “se ta parecendo uma bichona” e o outro de uma forma mais carinhosa “Eaiii senhor fui no banheiro e catei 11”.
Particularmente sou uma pessoa que tive vários melhores amigos, mas poucos souberam que eu sou, e apenas um me escutou chorar quando mais desesperado estive, e tudo o que ele me disse foi apenas um....uhn..ele não me disse nada, apenas ficou do meu lado sentado na calçada de sua casa enquanto tentava agradecer pela melhor conversa que já tive em toda minha vida, mesmo sem ter falado uma palavra.
Muitas vezes a nossa amizade é botada em teste, e em muitas vezes não passamos por ele, muitas vezes não escutamos eles quando estamos cegos diante de uma situação na qual achamos que estamos com o controle, mas na verdade estamos a deriva, e não queremos admitir que ele apenas está fazendo seu papel de amigo.
Se eu morrer amanhã eu vou poder chegar para o desconhecido e dizer : Eu tive amigos, eu fiz coisas do tipo :

- Tocar companhia e sair correndo
-Comer 8 cachorros quentes para ver quem comia mais
-Colocar 36 chicletes para ver quem era mais idiota
-Encher a cara e falar é apaixonado pela Irma dele, e o mesmo dizer que já sabia!
-Sair correndo sem motivo
-Sair correndo da diretora
-Escutar Metallica no meio da aula de Português
-Brigar pela mesma menina
-Pedir desculpa por estar brigando pela mesma menina
- Jogar futebol depois de uns 5kg de churrasco
-Biribol nas tardes de domingo
-Afogar seu amigo no mar pela primeira vez que ele vai
-Ir para andar no estádio, e ficar sentado falando da vida dos outros
-andar de bicicleta e ser atropelado por um carro e uma moto ao mesmo tempo!
-Arranjar namorada pela internet a 800km de casa e ir ver ela sem avisar os pais
-Fazer churrascos
-Ir em shows épicos
-Ir em shows bizarros
- Noites em claro jogando Banco Imobiliário
-Semanas sem se ver porque alguém roubou no Banco Imobiliário e deu briga
- apostar quem leva mais fora
-quem tem a pior cantada
-comprar uma pizza e uma coca no Habbis e comer na Av. toda quinta.
- Sair de casa pela primeira vez
- Voltar novamente para casa
- Ir embora novamente, mas dessa vez com a certeza de que não vai voltar

E depois de listar tudo isso, ficou faltando um negocio, às vezes em que eu disse que esse amigo era especial para mim, que eu defenderia ele até o meu maximo, e que eu sentia muito de não ter dito milhões de vezes isso, e sim apenas uma vez!
Como disse uma vez Oscar Wild “Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.”

Mas em nosso mundo, os valores morais não são mais visto como deveriam, não sabemos se temos amigos por interrese, vaidade, ou outra coisa, onde o dinheiro começa a valer mais que um simples “vamos amigo, eu te ajudo” e cito um texto:
O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido. (O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
Charles Chaplin

Mas nunca se esqueçam daquele que sentou do seu lado e da um cutucão e diz: Hey ta com você! Fazendo você abrir aquele sorriso e devolvendo o cutucão e vendo que ele já ta de figas!
Se fosse para dar um conselho eu diria "Não tenha medo de fazer o que seu coração manda, pois, se não se arriscar, não se aventurar e não errar, nunca terá historia para contar, e isso sim é uma coisa triste! (Thiago Bariani)

Um comentário:

Anônimo disse...

Amizade... eu não saberia escrever sobre isso, acho.
No minimo me enrolaria inteira! ahaha
Algo que me chamou a atenção: suas palavras ao fim. Há um tempo atrás percebi que se nao me arriscasse mais, não teria historia pra contar, como diz o texto. E sim, isso é algo muito triste... Texto bom mesmo Bari!
Aproveito para chamar a atenção pra hora dos posts. Primeiro Ás 19:19, e esse às 17:17 o.o' sinistro! ahahah
um beijo!